sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Recomendação de Filme: Apocalypse Now


Diretor: Francis Ford Coppola
Ano de lançamento: 1979
Gênero: Drama de Guerra
Elenco: Martin Sheen, Marlon Brando, Robert Duvall, Frederic Forrest, Sam Bottoms, Laurence Fishburne, Albert Hall, Harrison Ford, Dennis Hopper.

              Na minha indicação de filme para esta postagem, escolhi um filme que como poucos, conseguiram retratar a insanidade de uma guerra. Com um roteiro baseado no livro Coração das Trevas (1902) de Joseph Conrad, do qual também indico a leitura, e dirigido pelo magnifico e superpremiado diretor Francis Ford Coppola, Apocalypse Now é um monumento cinematográfico, ousado e intenso do começo ao fim, figurando na lista do American Film Institute como um dos 100 melhores filmes de todos os tempos, ganhador de dois Oscar (melhor fotografia e melhor som) e indicado em outras 6 categorias, 3 Globo de Ouro (melhor diretor, melhor roteiro adaptado e melhor ator coadjuvante - Robert Durvall) e 1 Palma de Ouro no Festival de Cannes (melhor filme).
                A trama se passa durante a Guerra do Vietnã no final dos anos 1960 quando as tropas americanas já estavam presentes para combater a guerrilha vietcongue de orientação comunista no norte do Vietnã, com o intuito de impedir o avanço do comunismo para o restante daquele país. É neste cenário belicoso que o roteiro se desenvolverá mostrando os horrores de uma guerra que causou danos físicos e mentais naqueles que nela combateram. O enredo tem como personagem coadjuvante o capitão Benjamin Willard (Martin Sheen), um homem angustiado e fadigado pela guerra, que recebe a missão secreta de assassinar o seu compatriota e dissidente de guerra, coronel Kurtz (Marlon Brando), que lidera um exército rebelde na fronteira entre o Vietnã e o Camboja, um lugar de difícil acesso. Willard recruta alguns soldados para acompanha-lo em um barco até o leito do rio Nung, para ajuda-lo a executar a sua missão. Durante a viagem os tripulantes se depararam com o lado mais sombrio da guerra e de si mesmos beirando a loucura, o que revela um ponto em comum com a proposta do livro Coração das Trevas e de relatos reais de soldados.
               Coppola conseguiu captar a essência do ambiente de guerra, com cenas marcantes e vigorosas filmando a sua película nas Filipinas, lugar com características similares ao do Vietnã. O filme começou a ser gravado em 1976, três anos após a retirada das tropas americanas e menos de um ano depois do termino da guerra. Houve vários problemas durante as gravações tanto com o clima (um tufão que atingiu as Filipinas e destruiu os cenários) quanto com o elenco (o ator Martin Sheen sofreu um infarto durante as gravações) entre muitos outros, por isso o filme só conseguiu estrear em 1979 no Festival de Cannes com quase dois anos de atraso, mas a despeito dos problemas Apocalypse Now arrebatou o premio principal, sendo um sucesso de publico e crítica.
              Com um elenco excelente, um diretor talentoso e uma fotografia espetacular, Apocalypse Now se tornou uma referencia em filmes de guerra. Nem a sua longa duração faz com que o telespectador perca a atenção, em um filme que vai muita além de bombas e tiros, mas leva os personagem e o telespectador a presenciar os horrores da guerra que deforma a humanidade. Um filme que vale a pena ser conferido.

Por: Gabriel Prudente
             
               

Um comentário:

  1. Apocalypse Now é um filme surpreendente, primeiro pela fundação que tem, eu realmente gosto das tiras de filme sobre assuntos militares, eu acho que eles são excelentes. Este filme pode ter sido uma história de muitos daqueles que vemos hoje. Uma das coisas que eu considero mais importante é o sucesso que tivemos depois de trabalhar com Coppola, por exemplo Robert Duvall, que teve vários papéis principais como um de seus últimos papéis no filme os atores juiz.

    ResponderExcluir