quarta-feira, 23 de março de 2011

Jogo: The History Channel: Civil War - A Nation Divided

Ficha Técnica:

Título: The History Channel: Civil War - A Nation Divided
Gênero: Guerra/Tiro
Fabricante: Activision
Lançamento: 2006
Idioma: Inglês
Plataforma: PlayStation 2
 
Sinopse:

Mergulhe no caos sinta a intensidade da guerra que dividiu uma nação! A Guerra Civil foi um momento decisivo na história dos Estados Unidos da América, quando 3 milhões de pessoas lutaram e mais de 600.000 morreram. Agora você pode experimentar a história reencarnada no primeiro jogo de tiro em primeira pessoa da Guerra Civil já feito para consoles de videogame. Jogue como um Soldado da União ou Confederado nas batalhas mais históricas dos Estados Unidos da América. Use armas autênticas, lute em intensos combates corpo-a-corpo, use explosivos, sabote a artilharia inimiga, destrua edifícios e mais!

Análise do Jogo:

O presente jogo teve seu lançamento simultâneo a um documentário da History Channel que retrata o mesmo evento: a guerra civil Americana. Neste jogo podemos observar ricos detalhes acerca da guerra, bem como de um modo didático apreender aspectos muito importantes deste evento.

No menu principal se tem um ícone cujo nome é Bônus, neste ícone se encontra um vídeo onde é retratado de modo breve a história da guerra. Começando o jogo, o jogador deve escolher de qual lado estará, isto é, se será soldado da união ou confederado, este é um recurso importante, pois permite ao jogador ver os dois lados do conflito.
O jogo possui níveis que retratam as principais batalhas da Guerra da Secessão, incluindo Gettysburg, Bull Run, Shiloh, Antietam, Cold Harbor. Antes de cada nível exibisse um documentário em vídeo descrevendo os momentos históricos de cada batalha, movimentos de tropas, combates locais, fotografias históricas e estatísticas das batalhas. Outro fato a se destacar é que o combate corpo-a-corpo (fig. 2), isto é, os oponentes duelam próximos, já que na época da guerra não havia armas de grande alcance como temos hoje, por isso para que um tiro fosse certeiro a proximidade era fundamental. Com relação a isso, cabe ainda destacar o armamento presente que vão de rifles de repetição, vários tipos de granadas, artilharia explosiva, metralhadoras, revólveres, baionetas, mosquetes e até sabres.

Fig.2
Fig. 4

 
Recria-se ainda métodos autênticos de luta durante a Guerra Civil, incluindo combates em linhas (fig. 3), barragens de artilharia, assaltos urbanos, tiros de precisão, camuflagem e sabotagem. Destaque-se nisto, a possibilidade de sabotar as linhas telegráficas do inimigo, método muito usado durante o conflito em vista de obstruir sua comunicação. Observa-se nos cenários a tentativa de se recriá-los tal como eram, nota-se várias paisagens, incluindo estações ferroviárias, moinhos, fortes militares, cidades e grandes campos de batalha abertos.
Fig.3
Por fim, cabe salientar os estudos feitos para a produção deste jogo, que como já dissemos foi conseqüência de um documentário produzido pela History Channel. Sendo as recriações dos campos de batalha inspiradas em mapas topográficos e fotografias dos terrenos reais, e as batalhas baseadas em situações ocorridas e em métodos de combate que foram realmente empregados.

Texto e indicação do bolsista João Antônio Lima

Referências:
The History Channel: Civil War - A Nation Divided. Activision, 2006.  
http://gamesdrt.blogspot.com/, acessado em 09 de dezembro de 2010, às 22h30m.
Imagens:
Fig 1: http://plataformagames.blogspot.com/2010/11/history-channel-civil-war nation.html, acessado em 09 de dezembro de 2010, às 23h46m.
Fig 2,3,4 e 5: http://jogos.uol.com.br/playstation2/fichas/historychannelcivilwar.jhtm, acessado em 10 de dezembro de 2010, às 00h07m.


Nenhum comentário:

Postar um comentário